top of page
Museu, Expográfico, Tecnologia
Memorial Lêdo Ivo - Palácio Floriano Peixoto
2010
Dono de uma leitura única sobre Alagoas, o poeta, romancista, cronista e imortal da Academia Brasileira de Letras Lêdo Ivo já teve sua trajetória visitada pelo documentário Imagem Peninsular de Lêdo Ivo (2003), de autoria de Werner Salles Bagetti, e produção do Núcleo Zero. Em 2010 sua premiada obra voltou à pauta da agência, dessa vez com o Memorial Lêdo Ivo, ambicioso projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas que contou com o trabalho de concepção expositiva e projeto gráfico do Núcleo Zero, além de um raro e exclusivo acervo audiovisual.
Com curadoria de Leda Almeida e concepção de Adriana Guimarães, O Memorial Lêdo Ivo (localizado no Museu Palácio Floriano Peixoto) é um espaço permanente dedicado a vida e obra do poeta.
-
Inaugurado em 2010, o Memorial Lêdo Ivo guarda informações sobre a vida e obra do escritor, falecido em dezembro de 2012, aos 88 anos de idade. O espaço possui acervo composto por fotografias, imagens, objetos pessoais e uma coleção de livros e textos, além de raro acervo audiovisual.
Com uma linha do tempo que marca o início da vida de Lêdo Ivo até o ano de 2010, o memorial possui poemas, prosas e rascunhos reproduzidos nas paredes do Museu. Lá, por meio de aparelhos individuais de som, os visitantes também podem ouvir textos escritos por Lêdo Ivo e que são lidos por ele mesmo.
O Memorial Lêdo Ivo é um lugar atrativo, literário, bonito e aconchegante, que proporciona aos visitantes um mergulho na história e nas letras do escritor e poeta.
bottom of page